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Monotrilho Sindicato fala em “tragédia anunciada” sobre monotrilho

Publicado em: 13/06/2025

O sindicato dos Metroviários organizou um abaixo-assinado contra a retirada dos operadores do monotrilho da Linha 15-Prata. O grupo afirma que a medida coloca em risco a segurança dos passageiros. “Nós, abaixo-assinados, rejeitamos e repudiamos o projeto de retirar os operadores de trem do monotrilho (Linha 15-Prata), pois isso ameaça a segurança da população que depende do monotrilho diariamente”, escreveu o grupo em uma plataforma de abaixo-assinado. “A presença do Operador de Trem é a última camada de segurança que o sistema possui para que não ocorra algum incidente e uma possível tragédia. O Sindicato está denunciando essa situação e está buscando evitar a retirada dos Operadores. Ainda mais que ele é operado a uma altura de 15 metros”, diz outro comunicado da entidade. Quando essa matéria foi ao ar, 566 pessoas já haviam assinado o manifesto O que diz o Metrô? Em 16 de julho, o Gerente de Operações da operadora, Milton Junior, recebeu a imprensa no Pátio Oratório para explicar o processo. Segundo ele, o novo modelo proporcionará maior flexibilidade nas operações, especialmente na inserção ou retirada de trens em operação. No modelo atual, é necessária a presença de um operador para as manobras. Em casos de anormalidade, a atuação será imediata. Nesse sistema, o equipamento de via é distribuído ao longo do percurso e dividido em trechos chamados de “Regiões”. Cada Região é responsável pela movimentação segura dos trens dentro de seu espaço de controle e pela segurança de trens próximos. Para determinar a posição do trem, o sistema utiliza um mapeamento da via em várias seções denominadas “Segmentos”. A posição de um trem é determinada pela Região em que ele se encontra, juntamente com a identificação do Segmento da Região. De acordo com os engenheiros do Metrô, a Linha 15 já opera no nível de automação mais avançado, o GOA4. Com a saída dos operadores, o monitoramento dos trens será feito integralmente pelo CCO, inclusive durante eventuais falhas. E os funcionários? A empresa informou que nenhum operador será desligado. Dos 100 operadores atuais, 70 serão transferidos para atuar nas estações e também poderão trabalhar nas composições, se necessário. Os outros 30 serão realocados para outras linhas. https://viatrolebus.com.br/2024/07/sindicato-fala-em-tragedia-anunciada-sobre-monotrilho/

Obras da Ferrovia Transnordestina avançam no Ceará e chegam ao Maciço de Baturité

Publicado em: 11/06/2025

A Ferrovia Transnordestina, um dos projetos logísticos mais ambiciosos do Brasil, está avançando com a previsão de conclusão para 2026, embora alguns trechos possam ser entregues até o início de 2027. A obra, com 1.757 km de extensão, visa conectar o sertão do Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco. Atualmente, 63% da construção está concluída, com 673 km prontos no Ceará e 160 km no trecho pernambucano .

Empresa de trens é condenada por divulgar lista com nome de metroviária que ajuizou ação

Publicado em: 11/06/2025

Uma metroviária vai receber indenização porque teve seus dados divulgados na intranet da empresa. A lista expunha o nome de todos os empregados que ajuizaram ações trabalhistas e quanto cada um teria a receber. A segunda instância entendeu que não houve exposição pública, apenas interna. Mas, para a 2ª Turma do TST, a conduta da empresa foi ilegal. 11/06/2025 - A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) a indenizar uma metroviária que teve seus dados divulgados na intranet da empresa como integrante da lista de empregados que têm ação trabalhista contra a empresa. A decisão segue o entendimento de que essa conduta afronta a privacidade e a segurança dos titulares dos dados. Divulgação gerou piadas e apostas Na reclamação trabalhista, a metroviária disse que, em junho de 2018, a Trensurb expôs uma tabela com nome, número de reclamação trabalhista e valores a receber de mais de dois mil empregados. Segundo ela, após a exposição da lista na intranet, ela e as pessoas mencionadas passaram a ser alvo de piadas e chacotas, ouvindo frases como “E aí, tá rico então?”, “Me faz um empréstimo?” Ainda segundo seu relato, a informação dos números dos processos gerou “uma espécie de um banco de apostas”, em que os colegas diziam uns aos outros “essa tu vai perder” ou “teu processo tá ganho, é causa ganha”. Na avaliação da trabalhadora metroviária, as informações eram de cunho pessoal e íntimo. TRT qualificou o ocorrido como “aborrecimento” Em março de 2023, a 16ª Vara do Trabalho de Porto Alegre condenou a empresa a indenizar a metroviária em R$ 10 mil pela, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região reformou a sentença, por considerar que não houve exposição pública da empregada, pois a divulgação se deu no âmbito da empresa. Segundo o TRT, os dados faziam parte de um documento oficial solicitado pelo governo, a fim de viabilizar a disponibilização orçamentária, e sua divulgação gerou “um mero aborrecimento”, insuficiente para condenar a empresa por danos morais. Para 2ª Turma, divulgação dos dados foi ilegal Outro entendimento teve a Segunda Turma do TST. Para a relatora do recurso de revista da metroviária, ministra Delaíde Miranda Arantes, houve ilegalidade na divulgação de dados pessoais, e a indenização é devida. “Não se pode admitir, no cenário social e jurídico atual, qualquer ação ilegítima que possa minimamente transgredir a noção de honra e valor pessoal do ser humano”, afirmou. A ministra observou que a lista de nome de trabalhadores que tenham proposto ação judicial é, em regra, considerada discriminatória, pois tem o potencial efeito de retaliação no mercado empresarial. A decisão foi unânime. (Ricardo Reis/CF) Processo: RR-20981-97.2022.5.04.0016 https://www.tst.jus.br/en/-/empresa-de-trens-%C3%A9-condenada-por-divulgar-lista-com-nome-de-metrovi%C3%A1ria-que-ajuizou-a%C3%A7%C3%A3o

ANTT recebe contribuições para debater índice de saturação das ferrovias concedidas

Publicado em: 10/06/2025

Comissão debate desafios e oportunidades para o setor ferroviário nacional

Publicado em: 10/06/2025

Comissão debate baixa participação das ferrovias no transporte nacional A Comissão de Viação e Transportes da Câmara discute nesta terça (10), às 10h, a reduzida expressão do setor ferroviário no Brasil. Com apenas 21% da carga transportada por trilhos, frente aos 61,1% do modal rodoviário, o país ainda subutiliza sua malha ferroviária — mais de 11 mil km estão parados. O debate, proposto pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), abordará os entraves e perspectivas para reativação da malha, concessões e o novo Plano Nacional Ferroviário.

Governo amplia incentivo para Arauco construir ramal de ferrovia até Malha Norte

Publicado em: 10/06/2025

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou os incentivos fiscais para a Arauco Celulose do Brasil S.A., visando a construção de um ramal ferroviário de 47 km em Inocência, que conectará a unidade à Ferrovia Norte Brasil. A autorização da ANTT para o projeto foi concedida em maio, permitindo à empresa realizar desapropriações. O investimento na nova fábrica de celulose é estimado em US$ 4,6 bilhões, com previsão de operação para o último trimestre de 2027, com capacidade de 3,5 milhões de toneladas. Os incentivos fiscais para empresas no estado são tratados com sigilo, e a renúncia total de receita do Executivo pode alcançar R$ 13,4 bilhões até 2028.... veja mais em https://www.campograndenews.com.br/economia/governo-amplia-incentivo-para-arauco-construir-ramal-de-ferrovia-ate-malha-norte

Governo amplia incentivo para Arauco construir ramal de ferrovia até Malha Norte

Publicado em: 10/06/2025

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou os incentivos fiscais para a Arauco Celulose do Brasil S.A., visando a construção de um ramal ferroviário de 47 km em Inocência, que conectará a unidade à Ferrovia Norte Brasil. A autorização da ANTT para o projeto foi concedida em maio, permitindo à empresa realizar desapropriações. O investimento na nova fábrica de celulose é estimado em US$ 4,6 bilhões, com previsão de operação para o último trimestre de 2027, com capacidade de 3,5 milhões de toneladas. Os incentivos fiscais para empresas no estado são tratados com sigilo, e a renúncia total de receita do Executivo pode alcançar R$ 13,4 bilhões até 2028.... veja mais em https://www.campograndenews.com.br/economia/governo-amplia-incentivo-para-arauco-construir-ramal-de-ferrovia-ate-malha-norte

Islândia: Teste de redução da jornada de trabalho para 4 dias semanais é um sucesso

Publicado em: 21/10/2022 Autor/fonte: https://www.psicologiasdobrasil.com.br/

Nos locais de trabalho, a produtivdade se manteve ou melhorou a partir da redução de jornada de trabalho. Os pesquisadores atribuíram a melhoria na produtividade ao aumento da satisfação entre trabalhores.

TRABALHADORES DISCUTEM FUTURO E TRAÇAM ESTRATEGIAS.

Publicado em: 29/06/2022 Autor/fonte: Mario Ricardo

Os diretores do Sindicato e também da Federação José Carlos Machado e Mário Ricardo Aparecido dos Santos participaram nos dias 24 e 25 de maio do seminário intitulado Reunião de Planejamento Estratégico Sindical, Legal e Político no auditório da FTTRESP/SP - Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de São Paulo.

Semana de quatro dias de trabalho: vantagens e desvantagens

Publicado em: 21/06/2022 Autor/fonte: Nádia Ventura

O maior projeto piloto sobre padrões de trabalho do mundo foi organizado por um grupo que advoga por semanas mais curtas de trabalho sem perda salarial. Durante o experimento, os empregados vão receber 100% do salário para trabalhar 80% da jornada original, com o objetivo de testar a produtividade deles. O experimento, que envolve cerca de 3.000 trabalhadores do Reino Unido, é parte de uma iniciativa mundial que inclui testes semelhantes, porém de menor escala, na Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Recentemente, o governo de Portugal também anunciou que pretende lançar um programa piloto parecido, com cerca de 100 empresas voluntárias. Entre as vantagens apresentadas neste projeto são: diminuição do impacte ambiental, uma haverá diminuição do uso de água e luz durante a permanência na empresa, aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos, uma vez que conseguem um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional e uma gestão eficiente do tempo. Já entre as desvantagens podemos verificar que o Regime não aplicável a todas as empresas e Risco da diminuição da satisfação do cliente. Será que esta realidade seria aplicável as realidades brasileiras?

PPP Eletronico

Publicado em: 16/03/2022 Autor/fonte: gov.br

Com a mudança da legislação, o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) passará a ser obrigatório para as empresas a partir de 2023, entenda como ficou.

Telegram

Publicado em: 22/02/2022 Autor/fonte: https://comercioemacao.cdlbh.com.br/conheca-os-beneficios-do-telegram-para-a-sua-empresa/

Você adora receber mensagens pelo “Zap” não é verdade? Nós adoraríamos continuar com esta ferramenta, mas está cada vez mais difícil nos comunicarmos através dela, foi então que implementamos uma nova plataforma, o Telegram. Ela apresenta muitas melhorias e diversas facilidades tanto para quem envia quanto para quem recebe.

Sindicato no Telegram

Publicado em: 04/02/2022 Autor/fonte: Jefferson

Caros companheiros, agora estamos também no Telegram, para ficar por dentro de todas novidades acesse o link e entre no Canal do Sindicato. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!

PLR FCA 2021 Mérito dos Trabalhadores

Publicado em: 28/01/2022 Autor/fonte: Jefferson

Aposentadoria Especial 2022

Publicado em: 26/01/2022 Autor/fonte: ANA LUZIA RODRIGUES

A reforma da previdência dificultou muito a vida do trabalhador em seu momento mais critico, o da sua aposentadoria. Por este motivo trouxemos esta matéria para explicar como ficaram as novas regras de aposentadoria.

Oportunidade de Emprego

Publicado em: 25/01/2022

Empresa recruta trabalhadores com experiência ferroviária para trabalhar em Paulínia, abra o post e saiba como se inscrever.

Edital para convocação Assembleias

Publicado em: 16/06/2021

Negociação Salarial 2021/2022

Covid-19, direito coletivo à saúde e liberdade individual

Publicado em: 25/02/2021 Autor/fonte: Paula Martyres Guerreiro

Veja o que a Dra. Paula Martyres Guerreiro, advogada fala sobre a obrigatoriedade da vacinação.

Assembleia Pré Pauta

Publicado em: 15/06/2020

PRÉ PAUTA FCA/VLI ACT 2020.2021. A pandemia do COVID-19, mudou nossa forma de apresentação da pré-pauta. Converse com o Sindicato Mogiana e tire suas dúvidas. Veja abaixo tudo que você precisa saber e ao final dos esclarecimentos clique no link e faça o download do Boletim com as datas, horários e também a Pré-Pauta de reivindicações.

Reabertura para atendimento presencial

Publicado em: 15/06/2020

Reabertura de atendimento presencial a partir de 17/06/2020 de segunda a sexta das 9 às 13hrs.

PLR 2020 FCA

Publicado em: 12/05/2020

Com LUTA o Sindicato da Mogiana e Sorocabana assinam PLR FCA

RESTABELECENDO A VERDADE SOBRE O PLR 2020 FCA

Publicado em: 08/05/2020

Os Sindicatos agem exclusivamente para defender os interesses da categoria, todas as ações são feitas para proteger e dar garantias e dentro disso garantir saúde, segurança e melhores condições de trabalho e financeiras.

A História por trás do 1 de maio

Publicado em: 01/05/2020

Em memória de todos aqueles homens e mulheres que literalmente deram suas vidas em nome da dignidade no trabalho.

PLR FCA 2020, quem decide é a JUSTIÇA!

Publicado em: 30/04/2020

Mais uma vez a FCA tenta impor sua vontade empurrando “GOELA ABAIXO” dos trabalhadores um novo acordo de PLR.

Quarentena prorrogada

Publicado em: 27/04/2020

Quarentena Prorrogada até dia 10 de maio

Receita adia por 60 dias prazo para entrega da Declaração do IRPF

Publicado em: 04/04/2020

Receita adia por 60 dias prazo para entrega da Declaração do IRPF

Prova de vida - INSS

Publicado em: 20/03/2020

INSS prorroga prova de vida.

Suspenção de atendimento presencial ao público

Publicado em: 20/03/2020

O Sindicato Mogiana preocupado com a saúde e segurança de todos, suspende atendimeto presencial...

CAMPO DO MOGIANA PEDE SOCORRO - CAMPINAS

Publicado em: 14/10/2019

O momento requer Ação e Atitude. Vamos abraçar o Estádio Dr. Horácio Antônio da Costa e mostrar que queremos preservar um dos principais legados dos ferroviários para toda a sociedade. Salve o Mogiana será no dia 19/10/2019, próximo sábado, às 10 horas no portão da Rua Dr. Cândido Gomide, 196, Guanabara! Esperamos vocês todos lá!

FCA apresenta proposta "ÚNICA, FINAL E INDIVISÍVEL", será??

Publicado em: 25/09/2019

Como sempre FCA encerra negociação com seu discurso conhecido onde diz que está fazendo o máximo dos esforços, e sabemos que na verdade está muito longe disso, na mesa de negociação recebem uma contra proposta mas já distribuem aquela proposta anterior para todos os funcionários como porposta final, isso é negociação? Somente os trabalhadores dizem quando acabou a negociação!!! Diante dos lucros, a proposta não passa de um miserê conforme o dito popular tão alardeado em territórios mineiros. 3,5% de reajuste para todos + 1,5% para salários até R$ 1.700,00 e a partir deste valor e limitado a R$ 3.000,00 +1,0%. Cesta alimentação R$ 565,00, Ticket refeição 22 x R$ 26,70 totalizando R$ 1.152,40. Diárias reajustadas para R$ 48,00.

3a Rodada de negociação FCA,

Publicado em: 04/09/2019

3ª Rodada de negociação FCA, um avanço em relação a negociação quando conseguimos retirar da proposta a clausula que viria para retirar ainda mais o maquinista e FCA nesta rodada faz sua primeira proposta econômica, oferecendo apenas a inflação como reposição salarial. Vamos endurecer o jogo e brigar pelo que é nosso!!!

A hora é agora!!! Vamos lutar pelo nosso futuro.

Publicado em: 29/08/2019

A hora é agora e precisamos nos mobilizar para a conquista de um acordo digno para os trabalhadores e suas famílias, que vem sofrendo ano após ano com a retirada de benefícios e vendo sua remuneração e poder de compra se deteriorando.

Rodada de negociação FCA

Publicado em: 28/08/2019

Hoje em Belo Horizonte ocorreu a 2ª rodada de negociação com a FCA. Empresa não fez nenhuma proposta econômica que deve ficar para as próximas rodadas e tenta colocar mais cláusulas pra prejudicar trabalhador. Próxima reunião ficou marcada para 04/09/2019

Reunião de Escala 4x4 FCA

Publicado em: 22/08/2019

Reunião realizada em Paulinia com representantes da empresa Ferrovia Centro Atlantica, prorrogou acordo aditivo de escala 4X4 por 120 dias podendo ser consolidado pela assembléia do ACT, após o término da negociações.

Mono Condução

Publicado em: 08/03/2019

A América Latina Logística (ALL) recebeu mais uma decisão contrária a mono condução. Agora a justiça proibiu a empresa de circular seus trens em sistema em sistema de mono-condução, em julgamento a 20ª Vara do Trabalho de Curitiba, que não poderá fazer trafegar trens comandados por apenas um maquinista, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia para cada trem em desacordo com a sentença. Continue lendo este post.

Quadro de Carreira

Publicado em: 08/03/2019

A validade do quadro de pessoal da empresa, organizado em carreira, depende da respectiva homologação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MtB). Com base nesse dispositivo previsto na Súmula nº 6 do Tribunal Superior do Trabalho, a Quarta Turma deferiu recurso de revista interposto por um empregado da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa). A decisão do TST assegurou ao trabalhador o exame, em primeira instância (Vara do Trabalho), de seu direito à equiparação salarial. Leia mais.

Reativação da Ferrovia de Presidente Epitácio

Publicado em: 23/11/2018

No dia 14 de novembro, foi realizada uma reunião entre o Diretor do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, José Claudinei Messias, com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Presidente Epitácio, Sérgio Antonio Maroto, onde foram discutidas ações no sentido da efetiva retomada do transporte ferroviário entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio. Continue lendo.

Renovação ferroviária

Publicado em: 19/11/2018

Com o sucateamento das linhas, locomotivas e vagões, a falta de investimentos dos setores públicos e privados e a pesada concorrência do setor automobilístico, a indústria ferroviária brasileira praticamente fechou suas portas no início da década passada. Porém, com a privatização das malhas há cinco anos e depois de um longo processo de recuperação das finanças e reestruturação dos negócios.

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