Publicado em: 13/06/2025 |
O sindicato dos Metroviários organizou um abaixo-assinado contra a retirada dos operadores do monotrilho da Linha 15-Prata. O grupo afirma que a medida coloca em risco a segurança dos passageiros. “Nós, abaixo-assinados, rejeitamos e repudiamos o projeto de retirar os operadores de trem do monotrilho (Linha 15-Prata), pois isso ameaça a segurança da população que depende do monotrilho diariamente”, escreveu o grupo em uma plataforma de abaixo-assinado. “A presença do Operador de Trem é a última camada de segurança que o sistema possui para que não ocorra algum incidente e uma possível tragédia. O Sindicato está denunciando essa situação e está buscando evitar a retirada dos Operadores. Ainda mais que ele é operado a uma altura de 15 metros”, diz outro comunicado da entidade. Quando essa matéria foi ao ar, 566 pessoas já haviam assinado o manifesto O que diz o Metrô? Em 16 de julho, o Gerente de Operações da operadora, Milton Junior, recebeu a imprensa no Pátio Oratório para explicar o processo. Segundo ele, o novo modelo proporcionará maior flexibilidade nas operações, especialmente na inserção ou retirada de trens em operação. No modelo atual, é necessária a presença de um operador para as manobras. Em casos de anormalidade, a atuação será imediata. Nesse sistema, o equipamento de via é distribuído ao longo do percurso e dividido em trechos chamados de “Regiões”. Cada Região é responsável pela movimentação segura dos trens dentro de seu espaço de controle e pela segurança de trens próximos. Para determinar a posição do trem, o sistema utiliza um mapeamento da via em várias seções denominadas “Segmentos”. A posição de um trem é determinada pela Região em que ele se encontra, juntamente com a identificação do Segmento da Região. De acordo com os engenheiros do Metrô, a Linha 15 já opera no nível de automação mais avançado, o GOA4. Com a saída dos operadores, o monitoramento dos trens será feito integralmente pelo CCO, inclusive durante eventuais falhas. E os funcionários? A empresa informou que nenhum operador será desligado. Dos 100 operadores atuais, 70 serão transferidos para atuar nas estações e também poderão trabalhar nas composições, se necessário. Os outros 30 serão realocados para outras linhas. https://viatrolebus.com.br/2024/07/sindicato-fala-em-tragedia-anunciada-sobre-monotrilho/
Publicado em: 11/06/2025 |
A Ferrovia Transnordestina, um dos projetos logísticos mais ambiciosos do Brasil, está avançando com a previsão de conclusão para 2026, embora alguns trechos possam ser entregues até o início de 2027. A obra, com 1.757 km de extensão, visa conectar o sertão do Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco. Atualmente, 63% da construção está concluída, com 673 km prontos no Ceará e 160 km no trecho pernambucano .
Publicado em: 11/06/2025 |
Uma metroviária vai receber indenização porque teve seus dados divulgados na intranet da empresa. A lista expunha o nome de todos os empregados que ajuizaram ações trabalhistas e quanto cada um teria a receber. A segunda instância entendeu que não houve exposição pública, apenas interna. Mas, para a 2ª Turma do TST, a conduta da empresa foi ilegal. 11/06/2025 - A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) a indenizar uma metroviária que teve seus dados divulgados na intranet da empresa como integrante da lista de empregados que têm ação trabalhista contra a empresa. A decisão segue o entendimento de que essa conduta afronta a privacidade e a segurança dos titulares dos dados. Divulgação gerou piadas e apostas Na reclamação trabalhista, a metroviária disse que, em junho de 2018, a Trensurb expôs uma tabela com nome, número de reclamação trabalhista e valores a receber de mais de dois mil empregados. Segundo ela, após a exposição da lista na intranet, ela e as pessoas mencionadas passaram a ser alvo de piadas e chacotas, ouvindo frases como “E aí, tá rico então?”, “Me faz um empréstimo?” Ainda segundo seu relato, a informação dos números dos processos gerou “uma espécie de um banco de apostas”, em que os colegas diziam uns aos outros “essa tu vai perder” ou “teu processo tá ganho, é causa ganha”. Na avaliação da trabalhadora metroviária, as informações eram de cunho pessoal e íntimo. TRT qualificou o ocorrido como “aborrecimento” Em março de 2023, a 16ª Vara do Trabalho de Porto Alegre condenou a empresa a indenizar a metroviária em R$ 10 mil pela, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região reformou a sentença, por considerar que não houve exposição pública da empregada, pois a divulgação se deu no âmbito da empresa. Segundo o TRT, os dados faziam parte de um documento oficial solicitado pelo governo, a fim de viabilizar a disponibilização orçamentária, e sua divulgação gerou “um mero aborrecimento”, insuficiente para condenar a empresa por danos morais. Para 2ª Turma, divulgação dos dados foi ilegal Outro entendimento teve a Segunda Turma do TST. Para a relatora do recurso de revista da metroviária, ministra Delaíde Miranda Arantes, houve ilegalidade na divulgação de dados pessoais, e a indenização é devida. “Não se pode admitir, no cenário social e jurídico atual, qualquer ação ilegítima que possa minimamente transgredir a noção de honra e valor pessoal do ser humano”, afirmou. A ministra observou que a lista de nome de trabalhadores que tenham proposto ação judicial é, em regra, considerada discriminatória, pois tem o potencial efeito de retaliação no mercado empresarial. A decisão foi unânime. (Ricardo Reis/CF) Processo: RR-20981-97.2022.5.04.0016 https://www.tst.jus.br/en/-/empresa-de-trens-%C3%A9-condenada-por-divulgar-lista-com-nome-de-metrovi%C3%A1ria-que-ajuizou-a%C3%A7%C3%A3o
Publicado em: 10/06/2025 |
Comissão debate baixa participação das ferrovias no transporte nacional A Comissão de Viação e Transportes da Câmara discute nesta terça (10), às 10h, a reduzida expressão do setor ferroviário no Brasil. Com apenas 21% da carga transportada por trilhos, frente aos 61,1% do modal rodoviário, o país ainda subutiliza sua malha ferroviária — mais de 11 mil km estão parados. O debate, proposto pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), abordará os entraves e perspectivas para reativação da malha, concessões e o novo Plano Nacional Ferroviário.
Publicado em: 10/06/2025 |
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou os incentivos fiscais para a Arauco Celulose do Brasil S.A., visando a construção de um ramal ferroviário de 47 km em Inocência, que conectará a unidade à Ferrovia Norte Brasil. A autorização da ANTT para o projeto foi concedida em maio, permitindo à empresa realizar desapropriações. O investimento na nova fábrica de celulose é estimado em US$ 4,6 bilhões, com previsão de operação para o último trimestre de 2027, com capacidade de 3,5 milhões de toneladas. Os incentivos fiscais para empresas no estado são tratados com sigilo, e a renúncia total de receita do Executivo pode alcançar R$ 13,4 bilhões até 2028.... veja mais em https://www.campograndenews.com.br/economia/governo-amplia-incentivo-para-arauco-construir-ramal-de-ferrovia-ate-malha-norte
Publicado em: 10/06/2025 |
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou os incentivos fiscais para a Arauco Celulose do Brasil S.A., visando a construção de um ramal ferroviário de 47 km em Inocência, que conectará a unidade à Ferrovia Norte Brasil. A autorização da ANTT para o projeto foi concedida em maio, permitindo à empresa realizar desapropriações. O investimento na nova fábrica de celulose é estimado em US$ 4,6 bilhões, com previsão de operação para o último trimestre de 2027, com capacidade de 3,5 milhões de toneladas. Os incentivos fiscais para empresas no estado são tratados com sigilo, e a renúncia total de receita do Executivo pode alcançar R$ 13,4 bilhões até 2028.... veja mais em https://www.campograndenews.com.br/economia/governo-amplia-incentivo-para-arauco-construir-ramal-de-ferrovia-ate-malha-norte
Publicado em: 29/06/2022 Autor/fonte: Mario Ricardo |
Os diretores do Sindicato e também da Federação José Carlos Machado e Mário Ricardo Aparecido dos Santos participaram nos dias 24 e 25 de maio do seminário intitulado Reunião de Planejamento Estratégico Sindical, Legal e Político no auditório da FTTRESP/SP - Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de São Paulo.
Publicado em: 21/06/2022 Autor/fonte: Nádia Ventura |
O maior projeto piloto sobre padrões de trabalho do mundo foi organizado por um grupo que advoga por semanas mais curtas de trabalho sem perda salarial. Durante o experimento, os empregados vão receber 100% do salário para trabalhar 80% da jornada original, com o objetivo de testar a produtividade deles. O experimento, que envolve cerca de 3.000 trabalhadores do Reino Unido, é parte de uma iniciativa mundial que inclui testes semelhantes, porém de menor escala, na Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Recentemente, o governo de Portugal também anunciou que pretende lançar um programa piloto parecido, com cerca de 100 empresas voluntárias. Entre as vantagens apresentadas neste projeto são: diminuição do impacte ambiental, uma haverá diminuição do uso de água e luz durante a permanência na empresa, aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos, uma vez que conseguem um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional e uma gestão eficiente do tempo. Já entre as desvantagens podemos verificar que o Regime não aplicável a todas as empresas e Risco da diminuição da satisfação do cliente. Será que esta realidade seria aplicável as realidades brasileiras?