Reativação da Ferrovia de Presidente Epitácio

Publicado em: 23/11/2018
Reativação da Ferrovia de Presidente Epitácio

No dia 14 de novembro, foi realizada uma reunião entre o Diretor do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, José Claudinei Messias, com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Presidente Epitácio, Sérgio Antonio Maroto, onde foram discutidas ações no sentido da efetiva retomada do transporte ferroviário entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio. Na reunião também estiveram presentes o Sr. Adenir Marcos de Melo, Diretor de Hidrovia da Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio e os Diretores do Sindicato João David de Oliveira e Valdir Pires.

De acordo com Messias, Presidente Epitácio possui um dos mais modernos terminais de carga do país, com um porto recém construído pela CESP que interliga a hidrovia, a ferrovia e a rodovia, além de possuir um aeroporto que faz parte do sistema eficiente de transporte. Apesar das tratativas junto à ALL – América Latina Logística do Brasil e de vários movimentos realizados na região, contanto com a presença de autoridades no âmbito regional, estadual e federal, o transporte ferroviário ainda é precário, o que poderia ser incrementado.

Messias disse ainda que, um dos fatores determinantes para a reativação do transporte é a opção de também operar através do Porto de Santos, envolvendo a Brasil Ferrovias, pois a ALL opera apenas o Porto de Paranaguá, o que, em decorrência da “desativação” do trecho ferroviário entre Ourinhos e Jaguariaíva pela própria empresa, acaba causando um custo maior, além de maior tempo no transporte. “Ainda podemos ver, mesmo após todas as ações já propostas no sentido de reativar o trecho definitivamente, o resultado da falta de manutenção preventiva, onde mais uma vez a erosão toma conta do pátio de Epitácio, fato verificado na visita realizada no mesmo dia, o que vem na contramão de todas as orientações da ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, do Ministério dos Transportes. Felizmente, contamos com a participação efetiva da Procuradoria da República em Presidente Prudente, que tem agido com austeridade nesse assunto, e entidades representativas como a Proderp. A carga existe para ser transportada, falta o bom senso da empresa em cumprir o contrato de Concessão, quando da privatização da ferrovia”.

O Secretário de Planejamento enfatizou que o Prefeito de Presidente Epitácio, Furlan, está plenamente comprometido com esse objetivo, pois fará da cidade uma dos maiores pólos de carga do país, envolvendo todos os modais, principalmente devido a posição geográfica estratégica que ocupa no estado.